Home Atualidade Presidente da Câmara Municipal de Baião apresenta esta quinta feira o COMPROMISSÓMETRO
Presidente da Câmara Municipal de Baião apresenta esta quinta feira o COMPROMISSÓMETRO

Presidente da Câmara Municipal de Baião apresenta esta quinta feira o COMPROMISSÓMETRO

0
0

O autarca baionense, Paulo Pereira, quer mostrar aos cidadãos que o elegeram, de forma fácil, simples e em tempo real, a ação municipal. Por isso mesmo, é lançado amanhã, 25 de julho, pelas 18h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, o “Compromissómetro – Cumprir com os baionenses 2017-2021”.

Em representação do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, estará presente na cerimónia o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Mais do que uma “Prestação de Contas”, o Compromissómetro, permite acompanhar, a todo o momento, à distância de um “click”, a evolução da execução das diversas medidas e ações que foram propostas em Programa Eleitoral, e que são a base do “Programa de Governo” do Executivo Municipal para o mandato 2017-2021.

Para Paulo Pereira é fundamental que se “honrem os compromissos”. O edil baionense dá conta de que a “informação, a transparência, o rigor e a proximidade são indicadores de respeito pelos cidadãos”. É com base nestes pressupostos que assenta este novo projeto.

O “Compromissómetro”, ideia do autarca baionense, tem sido trabalhada com rigor nos últimos meses e, de forma objetiva, vai ser possível ver, apenas em formato digital, qual é o ponto da situação relativo às cerca de 150 medidas inscritas no “livro azul”, distribuído em 2017 a toda a população durante a campanha eleitoral do PS.

Para se ajustar o projeto ao meio de comunicação digital, procurou-se simplificar os textos e proceder a uma subdivisão de muitos dos itens, clarificando os compromissos para mais facilmente serem por todos avaliados, tendo por regra essencial a manutenção integral do espírito do compromisso”, explica Paulo Pereira.

Para lá das “promessas” eleitorais “é possível, ainda, no tópico “Ir mais além”, tomar conhecimento de um conjunto de medidas, obras ou ações, que, não tendo sido assumidas no Programa Eleitoral, foram entretanto realizadas, bem como um resumo das intervenções executadas em todas as freguesias e respetiva responsabilidade, numa articulação profícua com os autarcas de freguesia”.

A plataforma onde está alojado o projeto é intuitiva e muito fácil de “navegar”. O verde, amarelo e cinzento fazem a divisão do que já está feito, do que está em execução, e do que falta fazer. No final, um indicador de velocidade, que remete para um velocímetro, apresenta a percentagem de medidas já concluídas. O ponteiro deste velocímetro é dinâmico e à medida que os “compromissos” vão ficando concluídos, o velocímetro vai mexendo.

O “Compromissómetro – Cumprir com os baionenses 2017-2021” ficará online a partir das 20h de quinta-feira, 25 de julho, até ao final do mandato e pode ser consultado por qualquer cidadão, a qualquer momento, num local para o efeito em www.cm-baiao.pt.

Recorde-se que Paulo Pereira costuma, a cada ano, ir a cada freguesia, ao encontro dos cidadãos, prestar-lhes contas relativas à ação do executivo municipal nos últimos 365 dias. O autarca entende que “submeter a gestão do executivo à apreciação pública tem efeito sobre a própria organização e os seus dirigentes. É um exercício muito importante, porque funciona como um autocontrolo sobre a atividade que se está a desenvolver “. Além disso, o autarca baionense só entende a política “quando ela é pensada para os cidadãos e os cidadãos só poderão avaliar o desempenho de um político quando o próprio político disponibiliza toda a informação, atualizada, de forma transparente, a qualquer momento. E isto é um ato de reforço da democracia que aqui em Baião nunca descuraremos”, remata.

A cerimónia é aberta a todos os cidadãos.