Home Atualidade Regresso às aulas no verão
Regresso às aulas no verão

Regresso às aulas no verão

0
0

À semelhança de outros anos, este início de ano letivo adivinha-se quente e as preocupações dos pais deverão incluir os cuidados com o sol e as lancheiras. Na verdade, as crianças regressaram à escola, já não frequentam a praia ou a piscina, mas os intervalos, essencialmente nas horas de almoço, incluem brincadeiras ao ar livre, saltos, corridas e exposição solar. O casaco pode ser necessário ao início da manhã e ao fim da tarde, mas guardado na mochila aquando do período de calor, devendo os pais dar preferência a roupas leves e de algodão.

As crianças devem ser aconselhadas a procurar a sombra, evitando a exposição direta ao sol. O chapéu não pode faltar na mochila, nem mesmo o protetor solar, assim como uma camisola suplente, para trocar quando suam demasiado (o que acontece, não raras vezes). A garrafa da água também não deve faltar na lancheira! Na presença de calor, a transpiração é maior, por isso é grande o risco de desidratação.

Todos os alimentos confecionados com leite ou ovos devem ser evitados porque ficam alterados, quando expostos ao calor, provocando facilmente gastroenterites. A fruta, com casca lavada/desinfetada ou descascada, é o alimento de eleição, porque providencia hidratação, podendo-se associar o pão com fiambre, evitando o queijo.

Em caso de intoxicação alimentar, desidratação ou insolação, não hesitem em dirigir-se ao Centro de Saúde ou contactar a Saúde 24 (808 24 24 24).

Dra. Susana Moreira