Home Atualidade Centro de BTT de Baião com muita procura
Centro de BTT de Baião com muita procura

Centro de BTT de Baião com muita procura

0
0

Inaugurado há sensivelmente dois anos e meio, o Centro de BTT de Baião (CBTT) regista uma procura crescente pelos amantes da modalidade.

Vários grupos oriundos do concelho e de vários outros pontos da região e do país têm desfrutado das condições que o CBTT tem para oferecer.

Localiza-se junto ao Centro Hípico de Baião, constituindo-se, no seu conjunto, como um complexo de lazer e prática desportiva associada à natureza e ao ar-livre. O CBTT está dotado de balneários, oficina de bicicletas, zona de lavagem, espaço administrativo e sanitários.

Dali partem 123 quilómetros de trilhos, com diferentes níveis de dificuldade, através dos quais é possível explorar a diversidade das paisagens de Baião, e nomeadamente as serras da Aboboreira, Marão e Castelo de Matos.

Estes percursos, devidamente assinalados e com “Track” em suporte digital, apresentam um elevado interesse no âmbito do turismo, da atividade física e do lazer, permitindo a (re)descoberta do território, de uma forma integradora e harmoniosa com a natureza, e possibilitando contemplar e apreciar toda a sua beleza.

O desenho da rede dos quatro percursos abrange um conjunto alargado de pontos de interesse da região, permitindo assim várias ligações e combinações entre todos os percursos. Deste modo, cada utilizador pode definir o seu próprio itinerário e optar, com base nas indicações disponíveis, no seu nível físico e disponibilidade de tempo, por realizar um determinado percurso ou uma combinação de vários percursos, em condições de segurança.

Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, também ele um apaixonado pela modalidade, “esta estrutura e esta oferta permite que os amantes da natureza e do desporto descubram as serras, as florestas e os espaços verdes do concelho de Baião”.

“Orgulhamo-nos de ser o concelho com maior percentagem proporcional de áreas verdes e florestais em todo o distrito do Porto e queremos que através desta modalidade, que tem cada vez mais adeptos, os nossos visitantes descubram muito do que Baião tem de bom, desde o património, à gastronomia e à cultura”, observa Paulo Pereira, também responsável pelo pelouro do Desporto da autarquia.

A gestão do espaço é da responsabilidade da Câmara Municipal, mas a sua dinamização é feita em parceria com a associação Baidebike – Clube de Cicloturismo de Baião.

Para Filipe Bento, presidente da Baidebike, “muitos dos atrativos de Baião descobrem-se melhor a pedalar em cima de uma bicicleta, seja ela de estrada ou de montanha”, referiu.

O Centro de BTT está aberto todos os dias da semana, no horário das 8h00 às 18h00, sendo que  aos domingos e feriados está sujeito a reserva, podendo esta ser feita através do email : centrobtt@cm-baiao.pt.

 Conheça os trilhos: ROTAS, PERCURSOS E PAISAGENS MILENARES – BAIÃO

Percurso Verde

Centro Hípico – Almofrela – Aboboreira

Extensão: 9,74 quilómetros

Nível de dificuldade: fácil

Acumulado de Subidas: 193 metros

Percurso Azul

Centro Hípico – Penaventosa – Vale Xadeiro – Capela da Sra. da Guia

Percurso Circular

Extensão: 17,57 quilómetros

Nível de dificuldade: moderada

Acumulado de Subidas: 598 metros

Percurso Vermelho

Centro Hípico – Vila de Baião –Campo de futebol do Pranhô– Outoreça – rio Ovil – Chã de Arcas – Loivos do Monte – Chã de Parada – Senhora da Guia – Aboboreira – Almofrela

Percurso Circular

Extensão: 32,8 quilómetros

Nível de dificuldade: difícil

Acumulado de Subidas: 1156 metros

Percurso Preto

Centro Hípico – Vila de Baião – Campo de futebol do Pranhô – Outoreça – rio Ovil – Chã de Arcas – Fojo – Alcarias – rio Teixeira – Chã de Parada – Aboboreira – Almofrela

Percurso Circular

Extensão: 63,6 quilómetros

Nível de dificuldade: muito difícil

Acumulado de Subidas: 2779 metros

Mais informação em:

https://www.cm-baiao.pt/viver/desporto-e-associativismo/percursos-btt/#p11